Escritas e Cultura na Europa e no Atlântico Modernos

ISBN: 978-989-8068-26-2

Disponível em acesso aberto no repositório da Universidade de Lisboa

SINOPSE

Desde Quinhentos que a escrita está presente como manuscrito e como impresso e, com ela, a leitura. A modernidade é impensável sem a cultura letrada das elites e sem a aplicação da escrita a novos domínios materiais, simbólicos, de governo e administração, socioculturais, como também sem a aculturação escrita de novos públicos.

Tendo a escrita como motivo central, Escritas e Cultura na Europa e no Atlântico Modernos desvela o mundo dos textos, ilustra os campos autoral, editorial, do leitor, comunicacional, intrínsecos à cultura escrita, toma a escrita como campo simbólico, de representação, poder e mobilização. E, enfim, apresenta a cultura escrita como constitutiva da Europa e do Atlântico modernos. Incidindo sobre uma realidade complexa e multidimensional, este livro traz a historicidade e a perspectiva histórica para o centro dos estudos humanísticos, sociais, culturais, educacionais.

ORGANIZAÇÃO

Roger Chartier. Professor no Collège de France desde 2007 e também Annenberg Visiting Professor na University of Pennsylvania. Ao longo da sua carreira, foi professor, investigador e conferencista convidado em várias instituições académicas e recebeu diversos prémios e distinções. Foi assistente de História Moderna na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1970-1975), onde se licenciou (1967) e obteve a agregação (1969). Ocupou, posteriormente, as funções de maître de conférences (1978-1983) e directeur d’études (1984-2006) na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Publicou, entre outras obras marcantes, Lectures et lecteurs dans la France d’Ancien Régime (1987); Les Origines culturelles de la Révolution française (1990), L’Ordre des livres (1992); e Au bord de la falaise (1998). É, desde 2018, doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa.

José Damião Rodrigues. Doutor em História (2001) pela Universidade dos Açores e é professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, instituição da qual foi subdirector (2016-2019). É também director do mestrado em Estudos Brasileiros. Trabalha prioritariamente a história dos impérios, história do Atlântico, história social das elites, história e cultura política no espaço atlântico no período moderno. Estuda as dimensões políticas e sociais do governo urbano nas cidades atlânticas e a questão dos reformismos de Setecentos e inícios de Oitocentos numa perspectiva de história comparada. Participou e participa em diversos projectos (Portugal, Espanha, França e Brasil) e tem ampla bibliografia publicada na Europa e nas Américas.

Justino Magalhães. Historiador da Educação; professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; coordenador do doutoramento em História da Educação; investigador integrado da UIDEF – IEULisboa; colaborador do CH-ULisboa. Domínios de investigação e publicação: história da educação e da escolarização; história da alfabetização; história do livro escolar; história das instituições educativas; história do local e do município pedagógico.

ÍNDICE

Literatura e cultura escrita: permanência das obras, mobilidade dos textos, pluralidade das leituras
Roger Chartier

Edições num mundo sem editores