Guerra, Paz, Liberdade
Coordenação: Ernesto Castro Leal
Editora: Centro de História da Universidade de Lisboa
Ano: 2019
ISBN: 978-989-8068-23-1
Disponível em acesso aberto no repositório da Universidade de Lisboa
SINOPSE
O presente volume reúne textos inseridos no tema do IX Seminário de História e Cultura Política, que se realizou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 10 de Maio de 2018. O objectivo deste Seminário – iniciativa científica inserida no Grupo de Investigação Usos do Passado do Centro de História da Universidade de Lisboa – era o aprofundamento crítico do conhecimento sobre pensadores portugueses e estrangeiros que reflectiram sobre Guerra, Paz, Liberdade.
Desenvolvendo o trabalho científico iniciado com o I Seminário de História e Cultura Política de 2009, pretende-se anualmente dar continuidade a este projecto de Seminário de História e Cultura Política – com um tema de base – e que as perspectivas analíticas comunicadas sejam feitas, sempre que possível, através de vários olhares disciplinares, em particular a partir da História, da Filosofia, da Ciência Política, do Direito e da Literatura.
A reflexão crítica e o debate produzidos visam continuar a estimular a vivificação da memória da cultura política e a construção historiográfica das ideias políticas e sociais, dentro da área do pensamento europeu, ibero-americano, luso-brasileiro e português, um mundo aberto, plural e conflitual, onde há um grande campo de investigação crítica a desenvolver, para percepcionar fundamentos filosóficos, dinâmicas históricas e expressões ideológicas e políticas.
COORDENADOR
Ernesto Castro Leal é Licenciado em Históri; Mestre, Doutor e Agregado em História Contemporânea pela Universidade de Lisboa. É Professor Associado da Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras, Departamento de História) desde 2008 e Investigador Integrado (Grupo de Investigação "Usos do Passado") do Centro de História da Universidade de Lisboa desde 1987. Tem publicado artigos científicos e livros nas áreas da história das ideias e da cultura política, história política e história intelectual. A sua investigação centra-se no federalismo português (1873-1926), no nacionalismo português (1890-1940) e na República Portuguesa (1910-1926). Os seus principais temas de investigação são: nação, Estado, nacionalismo e federalismo; memória, mitologia e identidade nacional; partidos políticos, organizações e programas políticos.
ÍNDICE
Nota prévia
Ernesto Castro Leal
Prefácio: Direitos humanos em tempos de incerteza: três teses para uma promessa por cumprir
Viriato Soromenho-Marques
I – FILOSOFIA
As circunstâncias da paz e da guerra na vida e obra de Silvestre Pinheiro Ferreira
José Esteves Pereira
Leonardo Coimbra e a guerra
António Martins da Costa
Paz, política e revolução no pensamento de Hannah Arendt
Ricardo George de Araújo Silva
II – DIREITO
As intersecções entre o direito e a guerra
José de Matos Correia
Nas origens da Constituição de 1976: gigantismo, contradição e paz social
Ricardo Leite Pinto
III – HISTÓRIA E LITERATURA
Os monárquicos integralistas portugueses e a primeira guerra mundial
Ernesto Castro Leal
Imagens da guerra colonial em poetas portugueses
Paula Morão