Mitologia Nórdica | English Studies Courses #49 | Escola de Verão CH-ULisboa

27 a 29 de Maio de 2019, das 14:00 às 18:00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa; Núcleo de Estudos Medievais (FLUL)

Mais informações | nucleoem.flul@gmail.com

Inscrições até 24 de Maio | Público em geral €35 | Estudantes FLUL €25
Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (c/c centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, nos Serviços Académicos da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt.

Ficha de inscrição

Terá lugar entre os dias 27 e 29 de Maio o Curso Mitologia Nórdica, leccionado por Hélio Pires, uma co-organização do Centro de Estudos Anglísticos (CEAUL/ULICES) e do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) em colaboração com o Núcleo de Estudos Medievais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (NEM-FLUL). O curso contará com a seguinte estrutura:

27 de Maio
Sessão 1: contexto e fontes - a mitologia nórdica no universo indo-europeu, crítica da teoria das três funções, os Sami, religião nórdica: descentralização, diversidade e mutabilidade, a cristianização da Escandinávia, poesia skáldica, a Edda de Snorri, a Edda Poética, outras fontes

Sessão 2: mitos de criação - Ymir e os filhos de Bor (narrativas e comparação), a matriarca noturna: o mito alternativo?, as origens dos seres humanos (criação e multiplicação)

28 de Maio
Sessão 3: os Vanir - a guerra divina (narrativa, problemas, interpretações), os deuses Vanir (conhecidos e hipotéticos), a problemática das três funções

Sessão 4: o universo guerreiro - a virilidade de Thor, o belicismo de Skadi, o escudo de Ullr, o estatuto de Tyr, a cabeça de Heimdall, Valhalla

29 de Maio
Sessão 5: os trapaceiros nórdicos - o conceito de trapaceiro (liminaridade, ambiguidade, etc.), Odin e Loki: origens e elos, as demandas de Odin, as manhas de Loki

Sessão 6: Baldr e o Ragnarök - a morte de Baldr (narrativa e crítica), o destino dos deuses (narrativa e crítica).