Grandes Batalhas Navais do Mundo Antigo

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa

Coordenação e coordenação | José Varandas

Mais informações | centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt

Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (c/c centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, nos Serviços Académicos da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt.

Ficha de inscrição

A UNESCO declarou 2019 o Ano Internacional dos Idiomas Indígenas, convidando todos os investigadores que desenvolvam a sua actividade neste campo de estudos a apresentarem actividades académicas que visem a promoção dos idiomas indígenas junto de estudantes e população geral. O CH-ULisboa associa-se a esta comemoração com a realização do Curso Livre de História de Literatura Maia, organizado em seis sessões, tendo como objectivos a compreensão das principais características da literatura maia, a identificação das continuidades e rupturas nas narrativas literárias, ou a análise crítica dos contextos de desenvolvimento das narrativas mítico-históricas da civilização maia.

SESSÕES

9 de Maio
Batalha do Delta (c. 1190 a.C.)
Luís Manuel de Araújo

2 de Maio
Batalha de Salamina (c. 480 a.C.)

16 de Maio
Batalha de Siracusa (413 a.C.)

23 de Maio
Batalha de Cós (261 a.C.)
José das Candeias Sales

30 de Maio
Batalha do Rio Ebro (217 a.C.)

6 de Junho
Batalha de Ácio (31 a.C.)