Para Compreender a Bíblia Hebraica: Um Estudo Crítico-literário das Histórias de Criação

8 a 12 de Outubro de 2018, Anfiteatro IV, 18:00 - 20:00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Ana Maria S. A. Rodrigues, José Alberto Tavim, Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões

Coordenação geral | José Varandas

Inscrições | inscrição regular 50€ | Alunos ULisboa BA, MA, PhD e Posts-Docs 25 €
Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (c/c centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, nos Serviços Académicos da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt.

Ficha de inscrição

O curso destina-se a complementar a formação obtida pelos alunos do Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões no âmbito dos estudos judaicos. Destina-se igualmente a divulgar junto de um público mais vasto, frequentador dos Cursos Livres do Centro de História, as mais recentes formas de abordagem académica dos textos bíblicos. O objetivo dos nossos estudos no presente curso é compreender o registo bíblico – seus vários significados e níveis de significado, o que implica discernir e conhecer seus traços essenciais, de forma a conduzir o leitor-estudante no âmbito do comentário crítico ao texto bíblico no hebraico original.

SESSÕES

Aula I (8 Out.)
Cosmogonia e Palavra, uma Ideia Revolucionária. Leitura crítica do Livro do Gênesis, capítulo 1.

Aula II (9 Out.)
Uma Outra História da Criação? Desejo, Transgressão e a Expulsão do Eden. Leitura crítica do Livro do Gênesis, caps 2-3.

Aula III (10 Out.)
Por que Caim matou Abel? Leitura crítica do Livro do Gênesis, capítulo 4.

Aula IV (11 Out.)
Dilúvio e Recriação: A Aliança Primordial. Leitura crítica do Livro do Gênesis, trechos escolhidos dos capítulos 6 a 9.

Aula V (12 Out.)
Babel e a Possibilidade de uma Humanidade Unida. Leitura crítica do livro do Gênesis, cap. 11.

(Curso integralmente leccionado pela Prof. Doutora Suzana Chwarts - Universidade de São Paulo)