A Civilização Maia: Introdução ao Período Clássico (250 d.C - 900 d.C) | Escola de Verão CH-ULisboa

18 de Junho a 2 de Julho de 2018, Sala 8.1 e 10.1, 2as e 5as, 18:00 - 20:00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa

Organização | Nuno Simões Rodrigues, Miguel Pimenta-Silva (Universidad Complutense de Madrid – CH-ULisboa)

Inscrições | inscrição regular 50€ | Alunos ULisboa BA, MA, PhD e Posts-Docs 25 €
Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (c/c centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, nos Serviços Académicos da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt.

Ficha de inscrição

O presente curso insere-se nas actividades do grupo de Investigação Culturas e Sociedades de Encontro do CH-ULisboa. O principal objectivo da realização do presente curso é introduzir no panorama português uma das grandes civilizações da Humanidade. Este curso insere-se numa tentativa de trazer para o público geral uma maior oferta de actividades relacionadas com o passado e presente do continente americano.

A civilização maia do período clássico (250 d.C – 900 d.C) é considerada uma das culturas mais complexas do continente americano. A sua história é composta por várias etapas, cada uma delas com características distintas, culturalmente ricas e interessantes. O presente curso de verão pretende ser uma introdução à civilização maia do período clássico, dando especial atenção ao universo urbano, e particularmente às suas elites sociais. O curso está direcionado para um público generalizado, não existindo nenhum requisito associado a um conhecimento prévio da civilização maia ou de outras culturas ameríndias.

O curso inicia-se com uma apresentação metodológica e conceptual do curso e dos estudos maias, avançando para questões identitárias e de poder, percorrendo todo o panorama das elites e a sua relação com o poder e o resto da sociedade. Aspectos como propaganda, memória e legitimação serão debatidos em aula, de forma a estimular os alunos para um sentido crítico de fontes e estudos. Durante o curso, serão exibidos documentários e outros vídeos que procuram complementar os instrumentos teóricos fornecidos em aula.

Objectivos

SESSÕES

25 de Junho
Historiografia, metodologia e conceitos