Catábase a Anábase: Viajantes e itinerários entre mundos | Escola de Verão CH-ULisboa

4 a 27 de Junho de 2018, Sala 5.1 e Cave B, 2as e 4as, 18:00 - 20:00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Nuno Simões Rodrigues, Sofia Vasconcelos Nunes

Inscrições | inscrição regular 50€ | Alunos ULisboa BA, MA, PhD e Posts-Docs 25 €
Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (c/c centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, nos Serviços Académicos da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt.

Ficha de inscrição

O tema do curso integra-se no trabalho desenvolvido pelos grupos de investigação «Usos do Passado» e «Culturas e Sociedades de Encontro» e pretende dar uma perspectiva de como os temas da «descida» e da «subida» (aos e dos infernos ou aos e dos céus, por exemplo) permaneceu em várias sociedades e culturas antigas e se redefiniu em momentos posteriores da História. Ao mesmo tempo, o curso pretende analisar a importância que o tema teve em vários níveis de expressão cultural, como a religião ou a literatura.

Objectivos
Introdução e divulgação dos temas da Catábase e da Anábase no Mundo Antigo, a partir das fontes das diversas tradições religiosas do Próximo Oriente Antigo e do Mundo Clássico.

SESSÕES

4 de Junho
Introdução. Epistemologia dos conceitos "Catábase" e "Anábase". Contexto e Evolução das narrativas. Fontes. Características das viagens e viajantes.

6 de Junho
Nergal e Ereshkigal. Enkidu e Inana/Ishtar.

11 de Junho
Baal. Israel e as descidas ao Sheol.

18 de Junho
A descida do defunto à Duat. O ciclo de Setne-Khaemuaset. Nekya ou o testemunho dos mortos na Odisseia.

20 de Junho
Deméter e Orfeu.

25 de Junho
Os Diálogos dos Mortos e as Rãs. Aves e Paz.

27 de Junho
Ulisses. Eneias.

*Curso integralmente leccionado pela Doutora Sofia Vasconcelos Nunes (CH-ULisboa).