História das Universidades (sécs. XIII-XVI)| Escola de Verão CH-ULisboa

Organização | Hermenegildo Fernandes, Armando Norte, André de Oliveira Leitão

Coordenação Científica | Hermenegildo Fernandes, Armando Norte

Coordenação Geral | José Varandas

Inscrições | inscrição normal 50€ | Alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento da ULisboa: 25€
Para efectuar a sua inscrição, deverá descarregar a ficha de inscrição, proceder ao seu preenchimento e enviá-la para os seguintes contactos: sa.graduados@letras.ulisboa.pt (c/c centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt) ou, presencialmente, nos Serviços Académicos da FLUL. O pagamento devido será realizado posteriormente, quando solicitado pelos serviços da FLUL. Após efectuar o pagamento de inscrição, solicita-se o envio do comprovativo de pagamento do curso para centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt.

Curso com certificado de avaliação: 0,5 ECTS (14 horas)

Ficha de inscrição

O curso de verão História das Universidades (sécs. XIII-XVI) destina-se a todos aqueles que queiram compreender melhor o fenómeno de criação das universidades e a sua evolução desde o período medieval até à sua forma atual, dando a conhecer as suas origens, a ligação com o poder real, as matérias estudadas e os manuais de ensino usados, a vida quotidiana dos escolares, as formas de gestão e de financiamento, seus agentes e os públicos que as frequentavam.

Este curso insere-se nas atividades do projeto ŒCONOMIA STUDII, que pretende estudar o financiamento, gestão e recursos da universidade portuguesa durante as épocas medieval e moderna.

SESSÕES

5 de junho
A universidade, o estado e a sociedade
Hermenegildo Fernandes (CH–ULisboa)