Medievalismo: A Idade Média no Mundo Moderno | Curso Livre ESC #46

19 a 27 de Junho, 16:00-18:00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | University of Lisbon Centre for English Studies; Centro de História da Universidade de Lisboa

Formadores | Adelaide Meira Serras (FLUL/CEAUL), Ana Paiva Morais (FSCH/IELT), Ana Rita Martins (FLUL/CEAUL), Angélica Varandas (FLUL/CEAUL), Diana Marques (CEAUL), José Varandas (FLUL/CH), Pedro Gomes Barbosa (FLUL/CH)

Coordenação Científica | Prof. Doutora Teresa Cid; Prof. Doutora Angélica Varandas (FLUL/CEAUL), Prof. Doutora Adelaide Meira Serras (FLUL/CEAUL), Prof. Doutor José Varandas (FLUL/CH) e Prof. Doutor Pedro Barbosa (FLUL/CH)

Inscrição | 40€ público geral | 15€ estudantes | 20€ docentes e funcionários FLUL

Recorrendo ao conceito de Medievalismo, este curso visa promover a reflexão sobre a apropriação da Idade Média na modernidade, desde o século XIX até aos dias de hoje. Pretende-se, assim, perceber como a Idade Média é utilizada, interpretada e entendida pelo público, nas mais variadas formas em que ela é representada.

SÍNTESE DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

C. S. Lewis: O ocaso da medievalidade (Adelaide Meira Serras)
Mutações do mito na Idade Média (Ana Paiva Morais)
A cavalaria medieval no cinema (Ana Rita Martins)