Gate of the Priests (Bab el-Gasus Project): O Túmulo dos Sacerdotes de Ámon

Investigador Responsável

Rogério Sousa (ULisboa)

Equipa de Investigação

Alessia Amenta (Vatican Museums), Christian Greco (Museo Egizio in Turin), Hélène Guichard (Musée du Louvre), Kathlyn Cooney (UCLA-Los Angeles), Luc Delvaux (Musées royaux d´Art et d´Histoire in Brussels), René Van Walsem (University of Leiden)

Este projeto pretende reconstituir na sua integridade original o espólio encontrado intacto em Tebas (1891) no Túmulo dos Sacerdotes de Ámon. Datando da XXI dinastia, este espólio é especialmente importante já que é originário do túmulo mais vasto que até hoje foi encontrado intacto no Egipto. Encontrando-se atualmente disperso por mais de 30 instituições museológicas espalhadas por todo o mundo, este espólio representa um manancial documental precioso para conhecer as dinâmicas de produção/reprodução de artefactos funerários, a organização social da elite tebana em tempos de crise económica profunda, e a consequente adaptação dos sistemas religiosos a novas práticas. Um dos objetivos essenciais do projeto é o de promover a publicação do espólio (na sua esmagadora maioria inédito). Para isso foi criada a série monográfica Gate of the Priests Series na Brill Publishers. Outro objetivo importante é o de promover o debate interdisciplinar em torno do estudo do espólio de Bab el-Gasus, nomeadamente através da realização de encontros científicos, assim como a cooperação entre instituições museológicas no sentido de ajudar a localizar artefactos considerados perdidos.