Frontowns - Think big on small towns. Pensa em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII-XVI)

Estado do Projecto

em curso

Período de actividade

2021-2024

REF

PTDC/HAR-HIS/3024/2020

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Unidade de investigação principal

IEM-NOVA FCSH

Unidades de investigação associadas

CHAM-NOVA FCSH; IHC-NOVA FCSH

Instituição Participantes

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL/ULisboa); Inesc Tec - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC): Universidad de Extremadura (UEX); École des hautes études hispaniques et ibériques / Casa de Velázquez (EHEHI/ CVZ)​

Instituições associadas

Câmara Municipal de Castelo de Vide, Ayuntamiento de Cáceres

Investigadora Responsável

Adelaide Millán da Costa

Investigador co-responsável

Gonçalo Melo da Silva

Equipa de Investigação

Adelaide Millán da Costa (IR), Gonçalo Melo da Silva (Co-IR), Ana Santos Leitão; Ana Filipa Roldão; António Castro Coelho; Daniel Alves; Elena de Ortueta Hilberath; Florencio-Javier García Mogollón; Inês Lourenço Olaia; José Fabián Cuesta Gómez; Julian Clemente Ramos; Leonel Caseiro Morgado; Luis Clemente-Quijada; Luísa Trindade; Pau Soto; Pedro Couto Cardoso; Pedro Correia Pinto

Consultor

Jean-Luc Fray

Este projecto desenvolve-se em duas abordagens confluentes. A 1.ª visa identificar o papel desempenhado por pequenas vilas na articulação de um território de fronteira entre Portugal e Castela, e na relação com espaços mais distantes, explorando todos os vínculos e fluxos que entre esses povoados se estabeleçam, viabilizados ou obstruídos pelas condições geográficas, materiais, políticas ou mentais. Para visualizar e potenciar os resultados, utiliza-se uma base de dados georreferenciada já existente (Mercator -e), incorporando novos layers de acordo com variáveis de conectividade exploradas.

A 2.ª perspectiva de análise fixa-se no estudo e reconstituição da evolução do espaço urbano de duas destas vilas, Castelo de Vide e Cáceres. Esta vertente da abordagem articula-se com a modelação e animação em 3D, com o objectivo de observar como os fluxos e os vínculos se reflectem no espaço urbano destas duas vilas: reconstituindo as áreas de mercado, de trocas, de convivialidade, de decisão, de representação, bem como as vias e os terreiros e a sua relação com o tecido residencial.

​A vinculação à sociedade encontra-se na essência deste projecto, dada a larga trajectória de trabalho conjunto entre as universidades envolvidas e as vilas da região.