Mapping Endings, Visualizing New Beginnings: Apocalyptic Expectations and Religious Tolerance and Toleration in the Early Modern Portuguese Atlantic World

14.5.2019

Estado do Projecto

em curso

Período de actividade

2019-2025

REF

CEECIND/00139/2017

Quadro de Financiamento

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - Estímulo ao Emprego Científico (EEC)

Unidade de investigação principal

Centro de História da Universidade de Lisboa

Instituição Principal

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa​

Investigadora Responsável

Ana T. Valdez (CH-ULisboa)

Instituições e grupos de pesquisa participantes

Cultures of Knowledge (Oxford); EMLO (Oxford); Apocalypse Now: Apocalyptic Reception and Impact Throughout History (SBL); VU University Amsterdam; Yale University; James Madison University; Ludwig-Maximilians-Universität München; University of Oxford

Questões relativas às expectativas escatológicas, em particular àquelas de carácter messiânico e apocalíptico que se centram no fim deste mundo e na sua substituição por um mundo novo, tornaram-se muito comuns desde os acontecimentos do 11 de Setembro e ganharam ainda mais força com os recentes ataques terroristas na Europa. Daí a importância da religião. Se a diferença religiosa é utilizada para justificar violência, crises e terrorismo, sublinhando desse modo a divisão entre Leste e Oeste, então é fundamental encontrar respostas. Compreender como é que as expectativas escatológicas podem estar na base da formação de redes que reúnem pessoas oriundas de credos e raças diferentes, desde tão cedo como o século XVII, e como é que esses mecanismos funcionam, é hoje fundamental para compreender como é que redes e movimentos semelhantes se disseminam nos nossos dias.

Este projecto é duplo, no sentido em que pretende usar a informação relativa não só à circulação de ideias de tom apocalíptico no século XVII, como também os seus padrões de circulação, para compreender o aumento das expectativas escatológicas no século XXI.

​Numa primeira fase, pretende estudar a história da tolerância religiosa e dos processos de toleração em relação com as expectativas escatológicas observadas no mundo atlântico no século XVII. As questões centrais são: 1) se houve circulação de ideias de carácter apocalíptico no espaço do Atlântico durante o século XVII; 2) se as ideias de tom apocalíptico influenciaram o desenvolvimento dos projectos imperiais europeus; 3) se a visão agostiniana de acordo com a qual a tolerância era o menor dos males mudou dramaticamente durante a Idade Moderna; e sobretudo, 4) se o facto de estas ideias escatológicas partilhadas por Católicos, Judeus e Protestantes promoveu tolerância religiosa num momento em que a Europa atravessava uma das maiores guerras religiosas de sempre, levando à criação de redes de pessoas e, desse modo, contestando as divisões tradicionais. Como tal, o objectivo é observar os processos de circulação de ideias de natureza escatológica entre a Europa e as Américas, e analisar como é que redes motivadas por questões escatológicas foram criadas e desenvolvidas por Católicos, Judeus e Protestantes sem serem vaporizadas pela intensidade dos conflitos religiosos existentes ao tempo.

Numa segunda fase, este projecto prevê utilizar o mapeamento das redes de natureza escatológica do espaço atlântico durante a Idade Moderna e aplicar esse conhecimento para criar um think-tank interdisciplinar sediado em Lisboa para discutir as expectativas escatológicas em relação com a presente escalada de violência religiosa. Por conseguinte, foi já criado no âmbito da Society for Biblical Literature um grupo de investigação que irá discutir estes tópicos a partir de uma perspectiva interdisciplinar durante os próximos seis anos, cujos trabalhos serão publicados numa colecção sujeita a processo de peer-review numa editora académica internacional.