SLAVESRELIGION - Slaves of Religion: Paternalism and Resistance, Brazil

Estado do Projecto

em curso

Período de actividade

2022-2024 (30 de Novembro)

REF

Grant Agreement 101065425 SLAVESRELIGION

Quadro de Financiamento

European Research Executive Agency, Programme HORIZON.1.2 - Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) | HORIZON-AG-UN - HORIZON Unit Grant | HORIZON-MSCA-2021-PF-01-01 - MSCA Postdoctoral Fellowships 2021

Unidade de investigação principal

Centro de História da Universidade de Lisboa

Instituição Principal

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa​

Redes de Investigação e Instituições parceiras

Rede BRASPOR

Investigador Responsável

Robson Pedrosa Costa (CH-ULisboa)

Coordenadora

Eugénia Rodrigues (CH-ULisboa)

Comissão de Acompanhamento

Eugénia Rodrigues (CH-ULisboa), José da Silva Horta (CH-ULisboa), Ângela Domingues (CH-ULisboa) e José Damião Rodrigues (CH-ULisboa)

Os beneditinos criaram estratégias eficazes para administrar os escravos através do controle do comportamento das mulheres, do acesso à liberdade e da reprodução. O projeto SLAVESRELIGION, financiado pela União Europeia, promoverá o conhecimento sobre como a escravidão foi imposta, explorada e perpetuada nas propriedades da Congregação Beneditina Luso-Brasileira entre 1750 e 1871. A pesquisa concentrar-se-á em questões relacionadas com género, raça e escravidão no mundo atlântico e analisará como os escravizados, e principalmente as mulheres, resistiram às medidas impostas pela Ordem de São Bento. SLAVESRELIGION visa demonstrar o importante papel que esta Congregação desempenhou na construção da escravidão do período moderno.

Homepage of the Project at CORDIS (European Commission)