Dicionário de Historiadores Portugueses

Unidade de investigação principal

Centro de História da Universidade de Lisboa

Investigador Responsável

Sérgio Campos Matos (ULisboa)

Equipa de Investigação

José Brissos (ULisboa), Luís Bigotte Chorão (ULisboa), Maria Isabel João (UAberta), Sérgio Campos Matos (ULisboa), Luís Reis Torgal (UCoimbra), Ricardo de Brito (ULisboa), João Frazão Couvaneiro (ULisboa), Paulo Ferreira (ULisboa), Ana Morais (ULisboa), Tiago Pinto (ULisboa), Daniel Estudante Protásio (ULisboa), José de Sousa (ULisboa)

O Dicionário de Historiadores Portugueses, acessível no site da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), corresponde a uma necessidade há muito sentida nas ciências humanas em Portugal. Visa alargar o conhecimento sobre os historiadores que escreveram sobre o passado nacional, as suas perspectivas do conhecimento histórico, teorias e correntes historiográficas, instituições científicas, jornais e revistas a que estiveram ligados. Pretende ser uma obra de consulta, disponibilizando informação útil aos investigadores e interessados pela história da história, dar a conhecer o pensamento dos historiadores que se destacaram até ao início do decénio de 1970 (alguns deles esquecidos) e traçar sínteses sobre a historiografia produzida em campos específicos do saber.

Página do Projecto