João Paulo Galhano defende na Universidade de Santiago de Compostela a primeira tese de doutoramente em Hititologia de um investigador português

24 de Março de 2023

​Hittite Emotions in Lexical and Semantic Grounds
A research into the history of emotions through Hittite records (
Universidade de Santiago de Compostela, 2022, 692 pp.)

Autor: João Paulo Galhano (CH-ULisboa)
Tese de Doutoramento

Universidade de Santiago de Compostela - Doctoral Programme in Texts from Classical Antiquity and their Survival

No passado dia 2 de Março de 2023, o Doutor João Paulo Galhano, investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, defendeu a sua tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Filologia e História da Universidade de Santiago de Compostela (Doctoral Programme in Texts from Classical Antiquity and their Survival) sobre ​Hittite Emotions in Lexical and Semantic Grounds: A research into the history of emotions through Hittite records.

Este trabalho foi orientado pelos Professores Doutores José Virgilio García Trabazo (USC) e Nuno Simões Rodrigues (FLUL/CH-ULisboa), tendo sido aprovado sobresaliente cum laude por um júri composto pelos Doutores José Luis García Ramón (Universität zu Köln), Alberto Bernabé Pajares (Universidad Complutense de Madrid) e Mariona Vernet Pons (Universitat de Barcelona).

É possível ler no comunicado do Grupo de Investigación  "Estudos Clásicos e Medievais” de la USC (GI-1908) que "É a primeira vez que é defendida uma tese sobre língua hitita na Universidade de Santiago. A importância do estudo do hitita reside no facto de se tratar da língua indo-europeia com a documentação mais antiga de todo o grupo linguístico. Portanto, o seu estudo é insubstituível para a reconstrução da língua indo-europeia pré-histórica comum, e, por isso, para conhecer a evolução da nossa família linguística" (tradução do texto original). Acresce que se trata da primeira tese de doutoramento de um investigador português no âmbito disciplinar da hititologia.

Resumo (traduzido)

A presente investigação observa e analisa a
sensibilidade lexical hitita no que atine ao campo semântico das emoções. É, portanto, um exame da capacidade hitita de lexicalizar o que hoje entendemos por emoções. Hitita compreende-se aqui num sentido cultural amplo, abarcando também outras línguas anatólias como o luvita, o lício, o lídio, o palaico, o hático, o hurrita e, em menor grau, o acádio, o sumério e o fenício (se são paralelos aos textos anatólios). Após alguns antecedentes teóricos sobre a investigação sobre emoções, incluindo esta em particular, o trabalho prossegue com a identificação das unidades lexicais relevantes, a rememoração das suas anteriores interpretações e traduções em línguas modernas, os loci das atestações, as transliterações e traduções de textos nos quais ocorrem as ditas atestações, e com comentários analíticos, que englobam: uma semântica descritiva do conceito geral objecto de análise; a revisão crítica das traduções anteriores em línguas modernas; a discussão de conteúdos semânticos especiais, incluindo a sua relevância somática; uma avaliação semântica das glosas acádias e sumérias (e ocasionalmente fenícias); algumas notas sintáticas e aspectuais; e a avaliação linguística dos lexemas derivados, assim como da sua origem (proto-indo-europeia ou não), inter alia.

As unidades lexicais analisadas por inteiro agrupam-se em cinco grupos de emoções: "Amor", "Felicidade, Alegria e Contentamento", "Apreensão, Medo, Pânico e Ansiedade", "Repugnância, Ódio, Enfado, Raiva e Ira", "Ciúme e Inveja". Ademais, a investigação compreende a identificação de lexemas emocionais relacionados com outros grupos, a saber, "Tristeza, Dor e Luto", "Vergonha e Culpa", "Orgulho, Humilhação e Amor-próprio" e "Reverência, Piedade e Compaixão"; contém ainda um capítulo extra intitulado "The expression of Tranquility". A parte final inclui uma discussão dos resultados, levando à conclusões sobre a grande amplitude lexemática das emoções hititas, especialmente dentro do grupo de "Repugnância, Ódio, Enfado, Raiva e Ira" e "Apreensão, Medo, Pânico e Ansiedade". Concluiu-se também que o léxico hitita das emoções foi principalmente herdado do proto-indo-europeu (PIE).