Luís Filipe Barreto recebe um louvor do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Coreia

13 de Março de 2023

O Professor Doutor Luís Filipe Barreto recebeu um louvor do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Coreia. O louvor foi entregue pelo Embaixador Cho Yeongmoo na cerimónia que decorreu na Embaixada da República da Coreia em Portugal, no passado dia 15 de Fevereiro de 2023.

O Professor Doutor Luís Filipe Barreto é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, unidade de investigação da qual foi Director entre 2019 e 2021 e onde tem desenvolvido importantes contribuições para a teoria da história e história da historiografia, história cultural, sociologia histórica das culturas e teoria e história das relações interculturais, abordando, em especial, a história das relações Europa-Ásia.

A Embaixada da República da Coreia justificou a atribuição desta importante distinção ao coordenador dos Estudos Asiáticos na FLUL, pelo contributo do Professor Doutor Luís Filipe Barreto “na abertura de aulas sobre a Coreia no curso de Estudos Asiáticos desta instituição, concretizando o projeto de trazer uma Professora coreana da Korea Foundation e aumentando o interesse pelos estudos coreanos no ambiente académico”.

Na cerimónia de entrega do louvor estiveram presentes os Professores Doutores Paulo Farmhouse Alberto (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa), Miguel Tamen (Director da Faculdade de Letras), Hermenegildo Fernandes (Director da Área de História da Faculdade de Letras), Eunhee Choi (Leitora de Coreano na Faculdade de Letras), António Barrento, Elisabetta Colla e Pedro Lage Correia (docentes da Licenciatura em Estudos Asiáticos).

Recordamos ainda que não é a primeira vez que o investigador do CH-ULisboa é galardoado pelo seu reconhecido trabalho de investigação histórica e pela promoção dos Estudos Europa-Ásia. Em cerimónia realizada no Centro Científico e Cultural de Macau em 2021, o Professor Doutor Luís Filipe Barreto foi distinguido pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que o condecorou com a Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, referente ao ano 2020.