Francisco Contente Domingues (1959-2021). In Memoriam

10 de Março de 2021

É com profundo pesar que o Centro de História da Universidade de Lisboa comunica o falecimento do Professor Francisco Contente Domingues (1959-2021).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981), Mestre em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1986) e Doutor em História da Expansão Portuguesa pela Universidade de Lisboa (2001), obteve o título de Agregado em História pela Universidade de Lisboa (2008).

Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, leccionava matérias relacionadas com a História Marítima, das Navegações e da Expansão Portuguesa e Europeia. Dirigiu os estudos pós-graduados em História e, nos últimos anos, foi Director das pós-graduações em História Marítima, uma oferta lectiva em parceria entre a FLUL e a Escola Naval. Foi também professor convidado das universidades do Texas A&M (2006 e 2009) e da Universidade Mohammed V de Rabat (2011-2014).

Era membro emérito da Academia de Marinha, de que fora Vice-Presidente entre 2005 e 2015, da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa. Desempenhou cargos de relevo em organismos internacionais, como o International Committee for the History of Nautical Science e a International Society for the History of the Map.

Autor de uma vasta e reconhecida obra, publicada nacional e internacionalmente, merece relevo o livro Os Navios do Mar Oceano. Teoria e Empiria na Arquitectura Naval Portuguesa dos Séculos XVI e XVII (Centro de História da Universidade de Lisboa, 2004); de entre os trabalhos mais recentes destaca-se a direcção de duas obras colectivas: Navios, Marinheiros e Arte de Navegar, 1500-1668 (Academia de Marinha, 2012), um volume da História da Marinha Portuguesa, e o Dicionário da Expansão Portuguesa 1415-1600 (Círculo de Leitores, 2016, 2 vols.). Das muitas colaborações internacionais, registamos a sua participação na colecção “The Sea in History” (Boydell & Brewer, 2017, 4 vols.).

Nesta hora de profunda consternação, o Centro de História da Universidade de Lisboa apresenta as suas condolências à família, aos amigos e aos colegas do Professor Francisco Contente Domingues e presta sentida homenagem a um académico e brilhante homem de ciência que, até ao fim, continuou a trabalhar e a investigar naquilo que mais gostava, a História.

10 de Março de 2021

A Direcção do Centro de História da Universidade de Lisboa