Novo livro de José Lingna Nafafé recenseado na London Review of Books

28.05.2023 | Redacção: Filipe Fernandes (CH-ULisboa)

O mais recente volume da London Review of Books, publicado a 18 de Maio de 2023, contém uma recensão ao mais recente livro do professor da Universidade de Bristol e investigador visitante do Centro de História da Universidade de Lisboa (Março-Abril, 2023), José Lingna Nafafé. Em "No Brazil without Angola", Toby Green (King's College London) oferece-nos a sua leitura de Lourenço da Silva Mendonça and the Black Atlantic Abolitionist Movement in the Seventeenth Century (Cambridge University Press, 2022), considerando que "[t]his book is testament to Nafafé’s years of research in archives in Brazil, Portugal and the Vatican, and to his detailed understanding of the religious, literary and ethnographic contexts of the surviving sources."

É caso para recordar a iniciativa dos investigadores Carlos Almeida, Eugénia Rodrigues, José da Silva Horta e Philipp Hofmann que no passado dia 12 de Abril promoveram uma mesa-redonda a propósito da apresentação de Lourenço da Silva Mendonça and the Black Atlantic Abolitionist Movement in the Seventeenth Century na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Este evento contou com a presença do autor, resultando num profícuo diálogo entre este e os investigadores e apresentadores do livro Carlos Almeida (CH-ULisboa), Chloe Ireton (University College London) e Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS-UÉ).