Congresso Internacional

San Cristóbal de La Laguna, Tenerife, 2-4 de Novembro de 2023

Organização | Universidad de La Laguna & Centro de História da Universidade de Lisboa

Comissão Organizadora | Miguel Ángel Molinero Polo (Universidad de La Laguna), Rogério Sousa (Universidade de Lisboa/CH-ULisboa), Daniel Miguel Méndez Rodríguez (Universidad de La Laguna), Andrea Rodríguez Valls (Universidad de La Laguna) e Candelaria Martín del Río Álvarez (Universidad de La Laguna)

Contacto | obeliscos@ull.edu.es

Website oficial

Congresso Internacional
 «De vanos obeliscos punta altiva»: A recepção da civilização egípcia antiga nas sociedades ibero-americanas («De vanos obeliscos punta altiva»: La recepción de la civilización egipcia antigua en las sociedades iberoamericanas)

O verso de Soror Juana Inés de la Cruz que dá título ao Congresso reflecte o objetivo com o qual este se organiza: aprofundar a vasta gama de motivos e conceitos procedentes da civilização egípcia que foram utilizados em diversas formas de expressão cultural nas sociedades latino-americanas. Esta presença tem sido pouco estudada no meio académico e, tanto quanto sabemos, tem sido entendida à luz de pressupostos que mostram matizes diferentes quanto à recepção destes materiais em outras sociedades, mais estudadas pela historiografia egiptológica. Assim, este encontro é um convite para refletir sobre a incorporação de temas de origem egípcia na produção cultural da Península Ibérica e da América latina desde o século XVI (atente-se à datação precoce dos hieróglifos da Universidade de Salamanca) até às vanguardas do século XX e seus desenvolvimentos.

O formato do colóquio consistirá em dois dias de comunicações orais e posters, nos idiomas espanhol e português, de acordo com as sociedades analisadas.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Miguel Ángel Molinero Polo (Universidad de La Laguna)

Rogério Sousa (Universidade de Lisboa)

Daniel Miguel Méndez Rodríguez (Universidad de La Laguna)

Andrea Rodríguez Valls (Universidad de La Laguna)

Candelaria Martín del Río Álvarez (Universidad de La Laguna)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gloria Mora (Universidad Autónoma de Madrid)

Antonio Pérez Largacha (Universidad Internacional de La Rioja)

José Ramón Pérez-Accino (Universidad Complutense de Madrid)

Carlos Saguar Quer (Instituto de Estudios Madrileños - CSIC)

Leila Salem (Universidad Nacional de La Plata)

José das Candeias Sales (Universidade Aberta - Portugal)

PROGRAMA

O programa definitivo será anunciado a partir do dia 15 de septembro de 2023. Estão já confirmadas as conferências principais de Isabel Lima Almeida, Carlos Brito Díaz, Pedro Germano Leal, Nuria Torras Benezet e Juan Miguel Muñoz Corbalán. Saiba mais no website oficial.

Chamada para comunicações | Congresso Internacional

Áreas temáticas de estudo:

Conscientes das dificuldades inerentes à viagem a Tenerife a partir da América, o colóquio adoptará uma forma híbrida, presencial/virtual,  que possibilitará a apresentação de um certo número de comunicações por videoconferência, com prioridade aos participantes deste continente.

Datas-chave que devem ser tidas em conta:

Prazo para submissão de resumos: 15 de Julho de 2023

Notificação de aceitação: 15 de Agosto de 2023

Programa: 15 de Setembro de 2023

Inscrições: 15 de Outubro de 2023

PARTICIPAÇÃO

Serão aceites propostas de participação nos formatos de comunicação e poster. Para a intervenção com comunicação oral, a duração prevista da apresentação será de 20 minutos. Para a participação com poster reservar-se-á uma sessão específica, em que também poderão intervir os que não seguem o evento presencialmente. Para participar em uma ou outra modalidade, deve-se preencher o seguinte formulário com a identificação de autoria, o resumo, e as palavras-chaves do tema proposto. Estes resumos servirão de base à decisão da Comissão Científica sobre a admissão de comunicações e posters. A publicação do estudo nas Atas do Congresso estará sujeita a um processo de avaliação externa por pares, após o colóquio. Os participantes serão contactados por email a partir do qual é feita a inscrição.

ASSISTÊNCIA

Para assistir como espectador, devem registrarse neste formulário antes do 15 de outubro de 2023. Para mais informações ou sugestões, entre em contato com obeliscos@ull.edu.es.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Miguel Ángel Molinero Polo (Universidad de La Laguna)

Rogério Sousa (Universidade de Lisboa)

Daniel Miguel Méndez Rodríguez (Universidad de La Laguna)

Andrea Rodríguez Valls (Universidad de La Laguna)

Candelaria Martín del Río Álvarez (Universidad de La Laguna)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gloria Mora (Universidad Autónoma de Madrid)

Antonio Pérez Largacha (Universidad Internacional de La Rioja)

José Ramón Pérez-Accino (Universidad Complutense de Madrid)

Carlos Saguar Quer (Instituto de Estudios Madrileños - CSIC)

Leila Salem (Universidad Nacional de La Plata)

José das Candeias Sales (Universidade Aberta - Portugal)

PROGRAMA

O programa definitivo será anunciado a partir do dia 15 de septembro de 2023.