Colóquio
Non Nova Sed Nove? Repetir, inovar e regredir na idade média

Entre 18 de Maio e 19 de Maio de 2023

Palácio do Vimioso e Palácio da Inquisição, Évora

Comissão Organizadora: José Simões (CIDEHUS-UÉ) e Rui M. Rocha (CH-ULisboa)

Organização: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ) e Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa)

Descarregar programa

La pure répétition, ne changeât-elle ni une chose ni un signe,
porte puissance illimitée de perversion et de subversion.

Jacques Derrida

À continuidade pela repetição atribuiriam os latinos da época clássica a designação de traditio, tradere, com o sentido de «entregar», «passar adiante» aquilo que deveria continuar, sinónimo de renovare, isto é, «repetir», «refazer», «repor»; o nouo e a nouitas designavam a novidade e de certo modo a inovação, numa pluralidade de sinónimos. Esses termos chegariam depois ao galaico-português, ao português e ao castelhano, evoluindo ao longo dos tempos, mas mantendo a sua unidade de sentido. Aquilo que entendemos no século XXI por repetição e inovação é, no entanto, simultaneamente próximo dessas utilizações e também já algo distinto. Utilizar estes conceitos, partindo do sentido que hoje lhe atribuímos, para pensar a Idade Média, será, por isso, entrar no domínio do anacronismo? Ou será antes uma forma válida de interrogar uma época com ferramentas que não lhe são totalmente estranhas? Podemos, no entanto, falar de uma repetição pura e de uma tradição que ignore todo e qualquer elemento novo? Ou, no sentido inverso, de uma inovação pura, uma novidade, que possa ter ignorado tudo o que a antecedeu? Poderão caminhar ou ter caminhado lado a lado na história do Homem? De que formas interagiram e permitiram a mudança? São estas questões, entre outras, que alimentarão o Colóquio «Non nova sed nove?» Repetir, inovar e regredir na Idade Média.

Este colóquio resulta de uma parceria entre o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) e o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS).

18 Mai. 2023 - Palácio do Vimioso - Sala 205

9h30-9h45 - Sessão de Abertura

9h45-10h30 - Sessão Plenária

La “repetición”, la “innovación” y el “regreso” en la historiografía medieval