Seminários CH-ULisboa: História de África
Africanização do Cristianismo na África Ocidental, Séculos XV a XVII: Porto Seguro, Política, Conversação e Tradições

José Lingna Nafafé (University of Bristol/CH-ULisboa)

29 de Março de 2023 | 17h00 | FLUL, Sala B112.C & Online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92961256075?pwd=TS8zMHpiMXZBQ0RpWnV2TG4rRno5UT09

Organização | Carlos Almeida, Eugénia Rodrigues, José da Silva Horta e Philipp Hofmann

Seminário de História de África

​José Lingna Nafafé
University of Bristol
Investigador Visitante do CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
29 de Março de 2023 | 17h00 | Sala B112.C

Sessão presencial com transmissão por videoconferência:
ID da reunião: 929 6125 6075
Senha de acesso: AFRICA

Carlos Almeida
Eugénia Rodrigues
José da Silva Horta
Philipp Hofmann

Resumo: Esta comunicação representa uma das poucas tentativas feitas até agora para explorar a história social pré-colonial da África Ocidental a partir das perspectivas recíprocas resultatntes dos primeiros encontros. Centra-se em questões como a tolerância cultural, a religião, as identidades culturais dos colonos mercantis e as relações comerciais, e introduz uma análise discursiva das opiniões prevalecentes sobre o passado africano. Esta comunicação possibilitará a opinião de que a África Ocidental, por volta de 1500, se tornou um santuário ou refúgio seguro, um local de refúgio para aqueles que fugiam da perseguição política ou religiosa na Europa. Era uma região onde prevalecia a liberdade religiosa e que oferecia protecção política àqueles que pediam ajuda. Este continente não só introduziu uma nova forma de apresentar a subjectividade, mas também a fragmentação das práticas religiosas que ameaçam a percepção do cristianismo ocidental.