Laboratório de Ideias GI Dinâmicas Imperiais #1
Europa e Ásia. Dinâmicas continentais na definição da missão jesuíta no Japão (séc. XVI)

Pedro Lage Correia (CH-ULisboa)

1 de Março de 2023 | 17 horas | Online: ZOOM

Organização | GI Dinâmicas Imperiais

Resumo: Em 1581, com a ascensão de Claudio Acquaviva ao cargo de Geral da Companhia de Jesus, inicia-se um inter-acção com o Visitador Alessandro Valignano, dominada pelo debate sobre modelos de integração na Ásia. A partir de Roma, o Geral irá procurar conter um excessivo processo de integração na missão japonesa, criando mecanismos de controlo sobre Valignano, através da interferência na rede jesuíta asiática e na relação infra-espaços asiáticos. Por outro lado, o Visitador irá sempre afirmar uma centralidade na definição da estratégia missionária para a Ásia Oriental, fundamentada numa experiência prática e percepção das realidades asiáticas.

Pedro Lage Correia. Docente na licenciatura de Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, responsável pelas cadeiras relativas à História e Cultura da Coreia e Japão. Investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa.