Desenho político e liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe

23 de Maio a 09 de Junho de 2023

Átrio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Augusto Nascimento, Magdalena Bialoborska Chambel e José Chambel (Plataforma Cafuka)

Inauguração | 23 de Maio de 2023, 18h00

Exposição | Desenho político e liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe

Átrio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Inauguração: 23 de Maio de 2023

O Centro de História da Universidade de Lisboa, em parceria com a Plataforma Cafuka - Associação de Artistas Plásticos Naturais de São Tomé e Príncipe, organiza a exposição Desenho político e liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe, coordenada por Augusto Nascimento e Magdalena Bialoborska Chambel.

Por um lado, esta exposição visa dar a conhecer parte do espólio de imprensa são-tomense em inventariação no CH-ULisboa. Por outro, intenta valorizar quer o denodado empenho jornalístico subjacente à publicação do jornal O Parvo (1994-2019), quer o trabalho artístico ao serviço da liberdade de expressão em São Tomé e Príncipe após a adoção da democracia pluripartidária em 1990.

Na inauguração, a 23 de Maio, a exposição será apresentada por Augusto Nascimento (CH-ULisboa) e Ismael Sequeira (Plataforma Cafuka). Marcarão presença na inauguração os artistas Litos Silva e Isaac Patrício, autores dos desenhos.

A exposição estará aberta ao público no átrio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa até 9 de Junho.

Augusto Nascimento (CH-ULisboa)

Magdalena Bialoborska Chambel (CH-ULisboa)
José Chambel (Plataforma Cafuka)

Centro de História da Universidade de Lisboa