Exposição Itinerante
Boers de Angola, 1957

18 de Maio a 9 de Junho de 2023

Átrio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Fundação Manuel Viegas Guerreiro e Centro de História da Universidade de Lisboa

Inauguração | 18 de Maio de 2023, 18h00

Descarregar cartaz | Descarregar convite

Exposição Boers de Angola, 1957 apresenta-se em Lisboa.

A Fundação Manuel Viegas Guerreiro e o Centro de História da Universidade de Lisboa promovem a investigação do professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na sua dimensão africanista, através de uma mostra itinerante.

A partir de 18 de Maio e até 9 de Junho, poderá conhecer parte do espólio fotográfico e alguns dos objectos pessoais do Professor Manuel Viegas Guerreiro, homem multidimensional tantas vezes recordado como alguém animado pelo amor do conhecimento da diversidade humana, com uma empatia não fingida pelo radicalmente diferente.

A exposição itinerante fez parte do cartaz do seminário de dois dias, realizado em 2019 na aldeia de Querença onde Viegas Guerreiro nasceu, no Algarve. "Manuel Viegas Guerreiro: o percurso e a filosofia de um humanista e antropólogo" reuniu, no retiro científico, investigadores do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, que patrocinou a exposição itinerante agora em Lisboa, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da FLUL, do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, da Nouvelle Sorbonne e do Instituto Frobenius, Universidade de Frankfurt.

O Centro de História da Universidade de Lisboa acolhe a exposição "Boers de Angola, 1957", reconhecendo o legado do Professor Manuel Viegas Guerreiro nos Estudos Africanos da FLUL.

Organização: Fundação Manuel Viegas Guerreiro | Centro de História da Universidade de Lisboa