XX Reunião Internacional da História da Náutica: O Oceano e as Ilhas | XX International Reunion for the History of Nautical Science: The Ocean and the Islands

Funchal, 15-17 de Novembro de 2023 / 15-17 November 2023

E-mail: arsnautica2023@gmail.com

Organização / Organization | Centro de História da Universidade de Lisboa & Comissão Internacional de História da Náutica

Apoios / Support | Secretaria Regional do Turismo e da Cultura do Governo Regional da Madeira, Centro de Investigação Naval, Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea, Centro de Estudos de História do Atlântico

Descarregar cartaz / Download Poster | Descarregar Programa / Download Program | Descarregar cartaz CFP / Download CFP

XX Reunião Internacional da História da Náutica
O Oceano e as Ilhas

Funchal, 15-17 de Novembro de 2023

Desde 1968 que se realizam as Reuniões Internacionais da História da Náutica que têm tratado dos aspectos científicos da navegação, da cartografia náutica e da construção naval desde os séculos XVI. Nas últimas edições acresceram os temas da história cultural das navegações, a arqueologia subaquática e o estudo da organização e políticas marítimas, assim como os aspectos biográficos, artísticos e literários relativos ao mundo dos navios, das rotas oceânicas e os seus protagonistas durante a Idade Moderna. Desejamos a todos uma boa reunião e, como habitualmente, que permita uma frutuosa troca de ideias e conhecimentos daqueles que estudam estas interessantes temáticas.

Since 1968, the International Nautical History Meetings have been held, which have dealt with the scientific aspects of navigation, nautical cartography, and shipbuilding since the 16th century. In the latest editions, themes of the cultural history of navigations, underwater archaeology and the study of maritime organisation and policies have been added, as well as biographical, artistic, and literary aspects related to the world of ships, ocean routes and their protagonists during the Modern Age. We wish you all a good meeting and, as usual, that allows a fruitful exchange of ideas and knowledge of those who study these interesting topics.

Local / Venue

Centro de Estudos de História do Atlântico, Rua das Mercês, 8, 9000-036 FUNCHAL

Organização / Organization

CH-ULisboa (Centro de História da Universidade de Lisboa)

Comissão Internacional de História da Náutica

Apoios / Support

Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Governo Regional da Madeira

CEHA (Centro de Estudos de História do Atlântico)

CEAM (Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea)

CINAV (Centro de Investigação Naval)

Comissão Organizadora / Organizing Committee

António Costa Canas, Escola Naval

Augusto Salgado, Centro de História da Universidade de Lisboa

Jorge Semedo de Matos, Centro de História da Universidade de Lisboa

Comité Internacional / International Committee

Albrecht Sauer, Deutschen Schiffahrtsmuseum

Allison Sandman, James Madison University

António Canas (Secretário-Geral), Escola Naval

Edward Collins, University College Dublin

Augusto Salgado (Presidente), Universidade de Lisboa

CALL FOR PAPERS

XX Reunião Internacional da História da Náutica
O Oceano e as Ilhas

Funchal, 15-17 de Novembro de 2023
Prazo para submissão de propostas:
​30 de Junho de 2023

Chamada de Comunicações

A XX RIHN terá lugar no Funchal (Madeira) nos dias 15 a 17 de Novembro de 2023, e será organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e da Cultura do Governo Regional da Madeira e, em colaboração com o Centro de Investigação Naval (CINAV), do Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea (CEAM) e do Centro de Estudos de História do Atlântico.

Os interessados em participar na XX RIHN devem enviar as suas propostas em qualquer uma das línguas referidas infra (em Word ou, de preferência, em ficheiro PDF) para arsnautica2023@gmail.com até 30 de junho de 2023. Os artigos devem incluir um resumo de cerca de 350 palavras e um breve curriculum vitae. As propostas serão analisadas pelo comité científico, e a notificação de aceitação será enviada até 30 de Julho de 2023.

Os trabalhos poderão ser apresentados em português, espanhol, inglês ou francês.

Descarregue aqui a chamada

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

XX International Reunion for the History of Nautical Science
The Ocean and the Islands

Funchal, 15-17 November 2023
Deadline: 30 June 2023

​Call for Papers

The XX IRHNS will take place in Funchal (Madeira) from the 15th to the 17th of November 2023 and will be organised by the Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), with the support of the Regional Secretariat for Tourism and Culture of the Government Regional Office of Madeira and, in collaboration with the Center for Naval Research (CINAV), the Center for Studies in Modern and Contemporary Archeology (CEAM) and the Center for Studies in the History of the Atlantic.

Those interested in participating in the XX IRHNS should send their proposals in any of the languages mentioned bellow (in Word or, preferably, in a PDF file) to arsnautica2023@gmail.com by June 30, 2023, with a summary of about 350 words and a brief curriculum vitae. The scientific committee will review proposals, and acceptance notification will be sent by July 30, 2023.

Papers may be presented in Portuguese, Spanish, English or French.

Download call for papers