Apresentação de Livro: Egiptologia
Telo Ferreira Canhão - Conto dos Dois Irmãos: Estudo Histórico-Filológico com Texto Hieroglífico, Transliteração e Tradução (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022)

9 de Fevereiro de 2023

18 horas | FLUL - Sala B112.C

Apresentação: Luís Manuel de Araújo (CH-ULisboa)

Descarregar cartaz | Página da Editora

Apresentação de Livro | Egiptologia

​Telo Ferreira Canhão CH-ULisboa

​Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
1.ª Edição
ISBN: 978-989-26-2317-7
eISBN: 978-989-26-2318-4
DOI: 10.14195/978-989-26-2318-4 (Acesso Aberto)
Data: Dezembro, 2022

​Apresentação: Luís Manuel de Araújo CH-ULisboa

9 de Fevereiro de 2023
FLUL | Sala B112.C | 18:00​

Sinopse: O Conto dos Dois Irmãos, Bata e Anupu, é um texto do Império Novo e um dos contos mais conhecido de toda a literatura egípcia. Embora seja considerado um texto literário, foi escrito com grande simplicidade e, aparentemente, sem qualquer pretensão literária, sendo claramente intemporal. Contém duas partes distintas. A primeira apresenta um tema universal: o interesse e a cólera de uma mulher em relação a um homem que não tem o direito de amar e que, despeitada por ele repelir os seus avanços, acaba por o denunciar ao marido como a tendo tentado violar; a segunda parte, a vida solitária de um homem longe de tudo e de todos, onde a magia e o maravilhoso, o extraordinário e o insólito são uma constante. Este texto permite dois tipos de leitura essenciais: uma leitura literal, ou conteúdo manifesto (confrontação com o conhecimento material, intelectual e geográfico da época em que foi escrito), e uma leitura metafórica, ou conteúdo subjacente (análise dos símbolos que encerra, prefigurando uma alegoria, criada para se manter oculta para além da leitura literal).

Palavras-chave: Império novo; Literatura; Conteúdo manifesto; Conteúdo subjacente; Tot; Experiências fora-do-corpo; Rituais de iniciação