Tubos de Ensaio: História em Laboratório #2
Body&Soul. Representações da carne e do espírito na arte e literatura portuguesa da Idade Média - Projecto de Investigação
Armando Norte (CH-ULisboa)
8 de Fevereiro de 2023
17 horas | FLUL - Sala B112.B & Online: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93302892359
Organização | Armando Norte, Carlos Almeida, Filipa Roldão, Inês Lourinho e Rui M. Rocha
Grupo de investigação | Culturas e Sociedades de Encontro
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Ciclo Tubos de Ensaio: História em Laboratório
2ª Sessão
Body&Soul. Representações da carne e do espírito na arte e literatura portuguesa da Idade Média
Projeto de investigação
Org. Armando Norte
8 de Fevereiro de 2023
FLUL | Sala B112.B | 17:00
Resumo
O projeto exploratório BODY&SOUL tem por objeto de estudo as representações do corpo e da alma na medievalidade em Portugal, a partir das suas materializações na literatura em língua portuguesa e num conjunto representativo de objetos artísticos produzidos na época.
A sua premissa acompanha e sublinha as palavras autorizadas de Jacques Le Goff de que “estudar o imaginário de uma sociedade é ir ao fundo da sua consciência e da sua evolução histórica. É ir à origem e à natureza profunda do homem”. No caso da Idade Média, é também (o acrescento é nosso): seguir em busca dos fundamentos da sociedade ocidental – rumar a tempos e lugares que, como poucos, serviram para forjar a mentalidade do homem do presente.
O ponto de partida do projeto assenta, pois, na evidência de que as representações medievais do mundo ecoaram por muitos espaços e tempos, com reflexos na atualidade, a que se soma o pressuposto adicional de que nenhum dos sistemas de representações da Idade Média se mostrou tão fundo e visceral – e, por isso, deixou tantas marcas no presente –, como a imagem do corpo humano por ela vinculada, e da sua extensão primordial: o gesto – ora contido, ora justo, ora exagerado –, com que o homem sempre expressou exteriormente as suas ações e pensamentos.
À vez, e quantas vezes paradoxalmente, o corpo humano na medievalidade foi sinónimo de cárcere e de liberdade; objeto de mortificações e de celebrações; alvo de afeto e de desdém; tomado como espécime natural ou como metáfora social e religiosa; espaço de sensualidade e de ascetismo; ínfima unidade de medida ou supremo microcosmo; mero revestimento mortal e forma da alma celestial; símbolo do mal e da virtude; substância repulsiva e invólucro do espírito; imagem de Deus e do Diabo.
E, verdadeiramente, “não se pode falar de corpo, sem falar também da alma”, como o afirma, de modo lapidar, Jean-Claude Schmitt. De facto, na Idade Média, isolar a biologia dos círculos concêntricos da religiosidade e da cultura que a cercam, delimitam e representam, é incorrer numa falácia; é falsificar irremediavelmente os dados do problema. Corpo e Alma para os homens da Idade Média, ainda que exprimindo realidades diferentes, não são uma dualidade, mas antes partes da mesma unidade – exatamente da mesma forma que os elementos da Trindade cristã são três pessoas, mas um só Deus: inseparável, uno, consubstanciado.
Sobre o ciclo
O Grupo de Investigação Culturas e Sociedade de Encontro do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) está a organizar o Ciclo Tubos de Ensaio: História em Laboratório, que pretende constituir-se como espaços de debate público de problemáticas de investigação histórica, de estímulo ao desenvolvimento de projetos de investigação, e de divulgação da investigação a decorrer no CH-ULisboa.
Org. GI Culturas e Sociedades de Encontro
Comissão Organizadora
Armando Norte, Carlos Almeida, Filipa Roldão, Inês Lourinho e Rui M. Rocha
As sessões do Ciclo Tubos de Ensaio decorrerão em formato híbrido. Os interessados em assistir à sessão à distância poderão fazê-lo através do link:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93302892359