Aula Aberta
Felicitas Iulia Olisipo, a cidade romana que a reconstrução descobriu e continua a descobrir

Carlos Fabião (UNIARQ-Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa)

7 de Fevereiro de 2023

18 horas | Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Entrada livre e gratuita, mediante marcação: reservas@museudelisboa.pt | Lotação limitada: 15 lugares

Organização | Museu de Lisboa e Centro de História da Universidade de Lisboa

Mais informações

Sinopse: Para os Humanistas do século XVI (Damião de Góis ou Francisco d'Holanda) a cidade de Olisipo era sobretudo uma «cidade no papel», das breves referências da literatura Antiga e de alguma ou outra epígrafe latina que se conservava visível. Com os trabalhos de reconstrução da cidade depois do grande sismo de 1755, emergiu a cidade romana monumental na sua materialidade (termas públicas, criptopórtico, teatro). Mas o processo não parou, a cidade não mais deixou de se reconstruir. Ao longo dos últimos quarenta anos, a remodelação urbana continua diariamente a entregar imagens da cidade romana, não já um somatório de estruturas monumentais, mas uma realidade viva, dinâmica, de larga diacronia.

Evento organizado em parceria entre o Museu de Lisboa e o Centro de História da Universidade de Lisboa. Mais informações: bit.ly/3l1qaFW.

Fotografia ©Museu de Lisboa.