Verdade e Prova: Retórica, Literatura e História

29 de Novembro de 2022

Anfiteatro III, FLUL | 17h00

Esta conferência será presencial e de acesso livre, havendo a possibilidade de assistência virtual via Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97012688400?pwd=QkluUzNyUlJKQjJDUVk1S1lLVkRpZz09

Organização: Justino Magalhães
José Damião Rodrigues
Centro de História da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

CONFERÊNCIA

Verdade e Prova: Retórica, Literatura e História

Roger Chartier
Collège de France

Justino Magalhães
IE-ULisboa

José Damião Rodrigues
CH-ULisboa

Filipe Marques Fernandes
CH-ULisboa

Sobre Roger Chartier

Roger Chartier é professor emérito do Collège de France, onde deteve a cátedra Écrit et cultures dans l’Europe moderne (2006-2016), e Annenberg Visiting Professor na University of Pennsylvania desde 2001. Foi assistente de História Moderna na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1970-1975), maître de conférences (1975-1983) e directeur d’études (1984-2006) na École des hautes études en sciences sociales, assim como Andrew D. White Professor-at-Large na Cornell University (1996-2001) e Weidenfeld Visiting Professor of European Comparative Literature na University of Oxford (2009-2010). O historiador francês é, desde 2018, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.

Roger Chartier dedica a sua investigação, na tradição da Escola dos Annales, à história do livro, da edição, da leitura, do ensino e da cultura escrita na Europa moderna. Definindo conceitos como “prática”, “representação” e “apropriação”, o texto e a sua leitura são vistos como produtos da interpretação dos leitores e de estratégias culturais, sujeitos a hábitos sociais de leitura que envolvem usos, espacialidades e variações temporais. A reflexão historiográfica que propõe desenvolve-se, portanto, em torno de três eixos: a análise crítica dos textos compreendidos à luz da intervenção de todos os agentes envolvidos na sua produção e recepção, e das suas intencionalidades e expedientes; as materialidades da escrita ou o livro impresso enquanto meio físico de transmissão do texto; e o estudo das práticas de significação atribuídas por indivíduos ou grupos.

De entre a sua extensa e traduzida produção bibliográfica destacam-se obras como: Won in Translation. Textual Mobility in Early Modern Europe (Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2022); Éditer et traduire. Mobilité et Matérialité des Textes (XVIe-XVIIIe siècles) (Paris: EHESS, Gallimard, 2021); The Autor’s Hand and the Printer’s Mind: Transformations of the Written Word in Early Modern Europe (Cambridge: Polity Press, 2014); Cardenio entre Cervantès et Shakespeare. Histoire d’une pièce perdue (Paris: Gallimard, 2011); Identités d’auteur dans l’Antiquité et la tradition européenne (Grenoble: Éditions Jérôme Millon, 2004), co-editada com C. Calame; Au bord de la falaise. L'histoire entre certitude et inquiétude (Paris: Albin Michel, 1998); Storia della lettura nel mondo Occidentale (Roma: Editori Laterza, 1995), co-direcção de Guglielmo Cavallo; L'Ordre des livres. Lecteurs, auteurs, bibliothèques en Europe entre XIVe et XVIIIe siècle (Aix-en-Provence: Alinéa, 1992); Les Origines culturelles de la Révolution française (Paris: Éditions du Seuil, 1990); Les Usages de l’Imprimé (XVe-XIXe siècle) (Paris: Fayard, 1987); Lectures et lecteurs dans la France de l’Ancien Régime (Paris: Éditions du Seuil, 1987); Histoire de l'Édition Française (Paris: Promodis, 1982-1986) em 4 volumes e com co-direcção de H.-J. Martin; L'Éducation en France du XVIe au XVIIIe siècle (Paris: SEDES, 1976).