Mesa-redonda

Semana da Ciência e da Tecnologia 2022

21 de Novembro de 2022

Sala B112.C, FLUL | 17H00

Esta actividade será presencial, mas pode ser seguida virtualmente via Zoom:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97963931570?pwd=dCtrYlYxYTlVUGMzRjFpUWRTSFdaZz09

ID: 979 6393 1570 | Pass: ODIVELAS

No quadro do levantamento da espada do rei D. Dinis, do seu túmulo no mosteiro de Odivelas, debatem-se os processos de construção da memória assim como os seus usos públicos contemporâneos. Que significado teve o projecto descontinuado de construir um panteão régio em Odivelas? Qual o seu papel hoje enquanto marcador de uma recente identidade local (o concelho)? Porque continuam a ser o corpo do rei (e a sua espada) símbolos nacionais? Que fazer com esses símbolos? Estas e outras questões servirão de mote à mesa redonda.

A mesa-redonda contará com a presença de:

Edgar Valles
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odivela

Sofia Boto
Grupo de Trabalho para a Criação do Centro Interpretativo do Mosteiro de Odivelas

Maria Antónia Amaral
Coordenação da equipa de arqueologia do Projecto de Valorização do Túmulo de D. Dinis

Fernando Grilo
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ARTIS

Hermenegildo Fernandes
Director da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/CH-ULisboa

Modera a sessão:

Covadonga Valdaliso Casanova
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/CH-ULisboa

Esta é uma actividade do Grupo de Investigação «Usos do Passado» do CH-ULisboa e realiza-se também no âmbito da Semana da Semana e Tecnologia 2022.

Hermenegildo Fernandes

Covadonga Valdaliso Casanova