Curso Livre
Ramsés II: Guerra e Paz no apogeu da civilização egípcia

FLUL | 10-26 de Abril de 2023 | Presencial | Total: 10h

Inscrições até 10 de Abril de 2023 | Inscrições regulares: 60€ | Alunos ULisboa: 25€

Contacto: centro.his@letras.ulisboa.pt

Formadores | Rogério Sousa e Eduardo Ferreira

Curso Livre
​Ramsés II: Guerra e Paz no apogeu da civilização egípcia

10-26 de Abril de 2023 | Presencial | Total: 10h
​Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Inscrições até 10 de Abril de 2023
Inscrições regulares: 60€ | Alunos ULisboa: 25€
centro.his@letras.ulisboa.pt

Ramsés II sobe ao trono com cerca de 25 anos de idade e terá governado durante cerca de 66 anos, um amplo período que foi marcado por diversos períodos de paz e de guerra, tanto a nível interno como externo. No campo externo, os primeiros anos do reinado de Ramsés II são marcados pelos intensos conflitos contra os Hititas que, no ano 5, levaria a uma das batalhas mais conhecidas do Bronze Final, a batalha de Kadech (c. 1274 a. C.). Contudo, esta longa guerra levaria também um momento de estabelecimento de paz com o tratado assinado entre Ramsés II e Hattusili III em c. 1259 a. C.

Fora do plano bélico, Ramsés II levou a cabo várias obras públicas, nomeadamente a construção dos pilones e o grande pátio peristilo no templo de Luxor em Uaset, os templos de Abu Simbel na Núbia, e uma infinidade de outros templos ao longo do vale do Nilo. Ao longo desse intenso esforço de construção, Ramsés não hesita em  usurpar monumentos de outros reis, muitas vezes com o propósito de a eles se associar, nomeadamente com Amenhotep III (o último rei antes de Akhenaton), e os reis da XII Dinastia, vistos como modelos a seguir. Nos primeiros anos do seu reinado, Ramsés II, vai ainda expandir a cidade de Auaris, transformando-a na sua capital, Pi-Ramsés.

Este «Curso Livre» foi pensado e concebido com os seguintes objectivos: conhecer o enquadramento político do reinado de Ramsés II; identificar e caracterizar os contextos geopolíticos do Bronze Final; conhecer as realizações arquitectónicas e artísticas do reinado de Ramsés II e compreender os seus objectivos e preocupações; e conhecer as características da cultura egípcia do início do período ramséssida.

Plano de sessões
1.       Os primeiros anos e a luta pelo controlo da Síria-Palestina (2 horas) - 10 de Abril (18h30-20h00)
2.      A Batalha de Kadech (2 horas)  - 13 de Abril (18h30-20h30)

3.      O programa monumental de Ramsés II: De Abu Simbel a Pi-Ramsés (2 horas)  - 17 de Abril (18h30-20h30)
4.      O ambiente cultural do período ramséssida (2 horas)  - 19 de Abril (18h30-20h30)
5.      Os sucessores de Ramsés II: as migrações externas e a crise político-militar (2 horas)  - 26 de Abril (18h30-20h30)

Formadores e Organizadores
Professor Doutor Rogério Sousa (Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)
Doutor Eduardo Ferreira (Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Nota: Todas as sessões decorrerão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em sala a anunciar oportunamente aos alunos inscritos.